5 Passos para criar um Plano de Ação de Marketing

Uma das etapas fundamentais para a elaboração de um plano de marketing é o desenvolvimento de um plano de ação.

plano de ação de marketing

O plano de ação é uma tabela, normalmente inserida no seu plano de marketing, que ditará as ações que você e a sua equipe deverão ser realizar para atingir os objetivos de marketing da empresa.

Quando penso em plano de ação de marketing, me recordo dos primeiros planos de marketing que criei.

Depois de estabelecer os objetivos que eu queria alcançar e também as ações que eu iria executar no meu plano, criei uma apresentação deles o meu antigo chefe.

Durante a apresentação, ele me interrompeu e pediu para que eu colocasse no papel as ações respondendo as seguintes perguntas:

  • O que?
  • Quando?
  • Por quem?
  • Por quanto?

A partir daquele dia, comecei a utilizar essas perguntas nos meus planos de ações.

Vou explicar um pouco mais sobre elas nesse post sobre Como criar um Plano de Ação de Marketing.

Como criar um Plano de Ação de Marketing

Para criar um plano de ação você precisa seguir esses 5 simples passos que descrevo a seguir.

Vou utilizar como exemplo nesta explicação uma Clínica veterinária que deseja se tornar mais conhecida.

Empresa: Clínica Veterinária
Objetivo: tornar a empresa mais conhecida

1° Passo: Descreva as ações

O primeiro passo para você criar um plano de ação é descrever as atividades que serão executadas. Esse é o “o que?” do nosso plano de ação.

É necessário ter em mente quais são os objetivos de marketing que a sua empresa pretende atingir. E a partir deles descrever quais são as ações necessárias para que esse objetivo seja atingido.

No exemplo do marketing para a Clínica Veterinária, já foi descrito anteriormente que ela tem como objetivo tornar-se mais conhecida.

Para isso, os donos da clínica utilizarão duas ações para divulgar a clínica: fazer panfletagem e criar uma página no Google Places.

2° Passo: Determine prazos

Agora que você sabe as ações que deverá tomar para que você atinja os seus objetivos, é preciso determinar o “quando” do nosso plano de ação, ou seja, as datas que deverão ser realizadas as atividades.

No nosso exemplo, foram determinadas as seguintes datas:

Inserir empresa no Google Places: 15 a 20 de Setembro de 2012.
Panfletagem: 1 a 10 de Outubro de 2012.

3° Passo: Escolha o responsável

No terceiro prazo é necessário determinar quem será o responsável pela execução de cada atividade. Em outras palavras, “por quem” será executada a atividade.

Mesmo se a atividade for executava por uma pessoa ou empresa terceirizada, você deve escolher uma pessoa de dentro da sua empresa responsável por ela. Esta pessoa que irá fazer os contatos com o terceiro que está lidando com a tarefa.

Vamos supor que a Clínica Veterinária do nosso caso tem poucos funcionários e por isso o próprio dono será o responsável pelas duas ações de marketing.

Ele mesmo irá criar a sua página no Google Places e irá contratar um terceiro para produzir e entregar os panfletos.

4° Passo: Verifique os custos

Outro passo importante para criar um plano de ação de marketing é a descrição dos custos que cada ação terá para a empresa.

A partir desses custos que você conseguirá elaborar o orçamento de marketing da sua empresa.

Para a clínica veterinária surgiram os seguintes custos:

Inserir empresa no Google Places: Sem custos
Panfletagem: R$200,00

5° Passo: Coloque tudo em uma planílha

Provavelmente você já deve ter estruturado essas informações em uma planilha.

Caso não tenha feito, sugiro que crie no seu Excel ou no Google Docs uma planílha como a tabela abaixo:

plano de ação de marketing

 

Do começo ao fim

Com as dicas acima, acredito que você já tenha criado o seu próprio plano de ação de marketing.

Caso você queira aprender a criar um plano de marketing passo-a-passo, você gostará da novidade que trago.

Em breve, lançarei aqui no Aprenda Marketing o Mini-Curso de Planejamento de Marketing. O curso será gratuito e as aulas serão enviadas por email.

Aguarde, que nas próximas semanas terei novidades.

 

Foto: http://www.flickr.com/photos/jozecuervo/232224903/

, , ,

5 Respostas até “5 Passos para criar um Plano de Ação de Marketing”

  1. Sylvio 09/10/2012 at 14:12 #

    Passei para deixar um “parabéns” pelo blog. Você realmente levou a sério o conceito de marketing de foco. Achei muito legal ensinar marketing para quem não sabe de marketing como pequenas empresas, dentistas, advogados e outros públicos. Muito legal mesmo, além disso, o blog é bonito, tem layout responsivo.

    Continue assim.

  2. José Geraldo 22/01/2013 at 21:55 #

    Quero parabenizá-los por estas dicas, mesmo lidando com marketing há muito tempo, lendo este blog a gente aprende muito mais. logo estarei fazendo uma pós e preciso muito de suas ajudas, gostei da explicação porque é rápida e objetiva como deve ser. Parabéns!!

    • paulo.fernandes 23/01/2013 at 05:43 #

      José,
      Ficou muito feliz em saber que você está gostando do conteúdo do blog. Caso tenha qualquer dúvida em relação à marketing, pode contar comigo!
      Abração!

  3. natan mello 22/03/2013 at 12:24 #

    muito bacana…

  4. marthachagas 13/04/2013 at 23:48 #

    gostaria de parabeniza agora aprendi como fazer um plano de marketing, melhor que nas aulas. muito bom amei, foi fácio, fui lendo e ja fazendo o meu. obrigada.

Deixe uma resposta

eXTReMe Tracker
Sua Busca Directorio PdS