PDCA no Marketing

PDCA no MarketingMuitas vezes quando trabalhamos com marketing resolvemos fazer diversas ações interessantes para que possamos aumentar nossas vendas, conhecimento de marca, lucro etc.

No entanto, realizar ações de marketing por realizar, ou seja, sem um método específico, poderá fazer você jogar dinheiro fora.

Por esse motivo, dando continuidade ao que expliquei brevemente naquele post que falei sobre a necessidade de um marketing simples para a sua empresa, apresento para vocês a aplicação do PDCA no marketing.

O que é o PDCA?

PDCA é uma metodologia desenvolvida Walter Shewhart, com o princípio de tornar mais claros e ágeis os processos na execução da gestão, no nosso caso, nas gestões do marketing.

O PDCA é dividido em 4 pontos importantes:

  • Plan (Planejamento): é a etapa onde são estabelecidos objetivos ou se define o problema enfrentado. E a partir desse objetivo ou problema, deverá ser criado um plano de ação.
  • Do (Execução): a própria execução das tarefas que foram planejadas no Planejamento.
  • Check (Checagem): que você monitora e mensura os resultados do que foi Executado anteriormente.
  • Act (Ação): a partir dos resultados você toma uma ação, como, por exemplo, elaborar um novo plano para mitigar os problemas encontrados ou para melhorar as ações realizadas.

Assim, depois que terminar a etapa de Ação, inicia-se um novo Planejamento para corrigir o que errou ou melhorar o que foi feito. Por isso o nome de Ciclo PDCA (a imagem abaixo ilustra muito bem o princípio).

PDCA

 

Porque aplicá-la no Marketing?

Agora você deve estar se perguntando, porque você deve aplicar isso no marketing da sua empresa.

Eu posso lhe dizer que é para diminuir riscos e aumentar as chances de sucessos de suas ações. Imagine: muitos marketeiros investem em ações de todos os tipos, sem fazer um planejamento prévio e até uma mensuração futura.

Dada essa atitude, muito dinheiro é gasto sem um retorno garantido.

Por isso, ao utilizar um ciclo PDCA no marketing, você estará evitando possíveis tragédias e deixar de jogar dinheiro fora com as suas ações.

 

O PDCA no Marketing

Vamos exemplificar esse caso como uma loja que comercializa materiais de escritórios, que quer ter uma presença online, ou seja, ser mais conhecida na internet, para que as pessoas lembrem mais da sua marca e comprem mais dos seus produtos.

Neste exemplo, a loja já tem um site que vende esses materiais (e-commerce), mas para atingir seus objetivos precisa tomar algumas ações de divulgação, ela poderia arriscar em todas as ações abaixo: anunciar no Google Adwords, Facebook Ads, criar um novo canal de vendas no Mercado Livre etc.

No entanto, se ela atirar para tudo que é lado, a Loja perderá o seu foco.

Por isso, sugiro pegar uma dessas ações, no caso, Google Adwords e testar o resultado.

Primeiro ela faz um plano que tem por objetivo aumentar as suas vendas, alinha uma quantia a ser gastar com os anúncios e parte para a Execução.

Depois disso, mensura os resultados do que foi planejado e verifica o sucesso do plano.

Caso tenha sido bem sucedido, ela irá fazer um novo plano, onde poderá aumentar os seu investimento nessa solução, ou agregar uma nova solução, como por exemplo, a venda no Mercado Livre para aumentar a sua renda.

Consequentemente o ciclo se iniciará novamente!

 

Conclusão

Uma ação de marketing seguindo a metodologia PDCA diminuirá os riscos de jogar dinheiro fora e até de um fracasso na sua empresa.

Siga o Ciclo PDCA para as suas ações de marketing que você grandes chances de sucesso a longo prazo.

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